A formação de professores na revista Em Aberto de 1981 a 2020

  • Natália Aparecida Morato Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Amanda Regina Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: formação docente, identidade profissional, políticas de formação de professores, profissionalização do docente

Resumo

Artigo de revisão sobre “formação de professores”, a partir de pesquisa bibliográfica no acervo digital na revista Em Aberto, no período de 1981 a 2020. Foram identificados oito números temáticos, contendo 45 artigos e, em números que trataram de outros temas, 44, totalizando 89 textos. A análise dos números dedicados à formação de professores permitiu identificar três tendências de abordagem: formação, identidade e profissionalização docente; políticas de formação de professores; e formação de professores em/para contextos diversos. No conjunto de artigos, destaca-se a mudança da nomenclatura: de preparação de recursos humanos para a educação passando para formação de profissionais da educação ou simplesmente formação de professores. Os textos analisados representam uma amostra do debate sobre qualificação profissional, em interface com questões sobre carreira, salário e organização política docente, evidenciando o amadurecimento do próprio campo da Educação nos últimos 40 anos.

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Biografia do Autor

Natália Aparecida Morato Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Sociologia, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua nos cursos de licenciatura e realiza atividades de pesquisa e extensão sobre as temáticas: políticas educacionais; formação de professores; e reforma do ensino médio.

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Linguística, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Letras e do departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre leitura, escrita, produção de conhecimentos e formação de professores.

Amanda Regina Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Geografia e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro/SP, é professora do curso de licenciatura em Geografia, do Instituto de Geografia na Universidade Federal de
Uberlândia (UFU).

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Publicado
30-05-2022
Seção
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