Avaliação Nacional da Alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais

  • José Francisco Soares UFMG
  • Luana Bergmann Soares INEP
  • Luana Bergmann Inep
Palavras-chave: alfabetização; avaliação externa; desigualdades educacionais

Resumo

O analfabetismo, no Brasil, permanece uma séria questão nacional, apesar de o acesso à escola ter deixado de ser um problema abrangente. O artigo apresenta uma síntese da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), avaliação externa realizada em larga escala pelo governo federal brasileiro nas escolas públicas do País entre os anos de 2013 e 2016, tendo como público-alvo os estudantes do 3º ano do ensino fundamental da educação básica. Expõe um panorama sobre o método adotado na avaliação, apontando os principais conceitos e instrumentos que estruturaram a iniciativa. Sumariza os resultados nacionais demonstrados pelo público-alvo da edição 2016 da ANA, e os associa a um conjunto de variáveis escolares e sociais
relevantes. Constata que as características do alunado, da infraestrutura, da dependência administrativa e da complexidade das escolas, assim como a formação dos docentes, criam grupos de escolas com enormes diferenças em termos da proficiência medida pelos testes da ANA.

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Biografia do Autor

José Francisco Soares, UFMG

José Francisco Soares, doutor em Estatística, é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi presidente do Inep de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016. Suas áreas de pesquisa incluem métodos em avaliação educacional, construção de indicadores educacionais e medidas de desigualdade em
Educação.

francisco-soares@ufmg.br

Luana Bergmann Soares, INEP

Luana Bergmann, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é membro da carreira de Pesquisadores do Inep desde 2010, onde, entre outras posições, no período de 2016 a janeiro de 2019 esteve à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, área técnica responsável por
diversas ações de impacto nacional e internacional, entre as quais se destacam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

luana.soares@inep.gov.br

Luana Bergmann, Inep

Luana Bergmann, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é membro da carreira de Pesquisadores do Inep desde 2010, onde, entre outras posições, no período de 2016 a janeiro de 2019 esteve à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, área técnica responsável por
diversas ações de impacto nacional e internacional, entre as quais se destacam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

luana.soares@inep.gov.br

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Publicado
12-11-2020
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?