Programas federais em alfabetização: abordagem linguístico-epistemológica

  • Abdala Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: abordagem epistemológica; abordagem linguística; formação continuada do professor; Programa Pró-Letramento; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Resumo

O objeto deste artigo é a formação continuada em alfabetização, delimitandose aos programas Pró-Letramento Linguagem (PL), vigente de 2005 a 2012, e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciado em 2013, tendo entre os seus objetivos garantir que todos os estudantes estivessem alfabetizados até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. A análise visa relacionar esses programas sob o ponto de vista filosófico-epistemológico em enfoque linguístico. A teoria contempla o Movimento A: enfoque cognitivo-sistêmico e o Movimento B: enfoque na interação social, cada um com duas subdivisões. À luz deles, empreende-se pesquisa documental do Manual do PL e dos Cadernos do Pnaic, que resulta na compreensão de que o PL se caracterizou por uma busca, ainda difusa,
de manutenção no Movimento B, enquanto o Pnaic parece sublinhar o Movimento A1: enfoque processual-sistêmico. Os dois programas, porém, convergem no reconhecimento de que ambos os movimentos não podem ser dissociados da formação continuada de alfabetizadores.

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Biografia do Autor

Abdala Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Laiana Abdala Martins, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integra o Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (Nela/UFSC).

laiana_abdala@hotmail.com

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Filosofia da Linguagem na Università degli Studi Aldo Moro, em Bari, Itália, é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nessa universidade, foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, em 2009 e 2010, e coordenou o Programa Pró- Letramento Linguagem, de 2010 a 2012. É líder do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (Nela/UFSC).

ma.rizzatti@gmail.com

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Publicado
12-11-2020
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?