Avaliação da alfabetização e formação de professores alfabetizadores no Brasil: caminhos e descaminhos

  • Telma Ferraz Leal UFPE
  • Artur Gomes de Morais UFPE
Palavras-chave: avaliação da alfabetização; definição da política educacional; formação de professores; Provinha Brasil; Avaliação Nacional da Alfabetização

Resumo

Este artigo objetiva problematizar os limites e as possibilidades de dois programas de avaliação em âmbito nacional, a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), sobre as políticas de alfabetização. As reflexões foram feitas com base na retomada de estudos desenvolvidos pelos autores, que tiveram como estratégias metodológicas: observação de aulas de docentes, avaliação dos desempenhos de alfabetizandos e análise de documentos oficiais do governo federal relativos à Provinha Brasil, à ANA e à Política Nacional de Alfabetização. As conclusões apontam que essas avaliações têm importância para a definição de políticas públicas, mas precisavam ser aperfeiçoadas quanto a: 1) observância de seleção dos itens, respeitando todos os descritores específicos; 2) revisão das escalas e de seus níveis, em função de inconsistências apontadas; e 3) indicação mais clara dos conhecimentos e habilidades esperados ao final de cada ano escolar. Também se conclui que houve uma utilização precipitada de dados da ANA para justificar a criação de uma Política Nacional de Alfabetização que desconsidera saberes teóricometodológicos diversos, construídos ao longo de vários anos nas políticas de formação de professores alfabetizadores brasileiros.

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Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal , UFPE

Telma Ferraz Leal, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires, atua como professora no Centro de Educação da UFPE. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.

telma.leal@ufpe.br

Artur Gomes de Morais, UFPE

Artur Gomes de Morais, doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona com pós-doutorado pela Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005); em 2011 fez um segundo pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua também no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e na pós-graduação em Educação.

agmorais59@gmail.com

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Publicado
12-11-2020
Seção
Enfoque - Qual é a questão?