v. 27, n. 91 (2014)

Sustentabilidade: desafios para a educação científica e tecnológica

DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.27i91

Sumário

Apresentação

Apresentação
Reinaldo Matias Fleuri
PDF

Enfoque - Qual é a questão?

Sustentabilidade: desafios para a educação científica e tecnológica
Reinaldo Matias Fleuri
PDF

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Educação ambiental e sustentabilidade nos currículos dos cursos superiores dos institutos federais
Cristian Koliver
PDF
Do multidisciplinar ao transdisciplinar: a formação em Gestão Ambiental em discussão
Cladecir Alberto Schenkel, Ana Maria de Oliveira Cunha
PDF
Educação, formação profissional e sustentabilidade: articulação do ensino com a pesquisa
Sônia Regina S. Fernandes, Idorlene S. Hoepers, Moema Helena Albuquerque
PDF
Diálogos de saberes, debates de poderes: possibilidades metodológicas para ampliar diálogos no Sul global
Maria Paula Meneses
PDF
Anatomia dos olhares na pesquisa científica
Mariateresa Muraca, Rosanna Cima, Maria Lívia Alga
PDF
Educação ambiental nas pedagogias do presente
Leandro Belinaso Guimarães, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
PDF
O contexto da vulnerabilidade ambiental enquanto um produto da colonização e da democracia liberal: o entendimento e a educação sobre o terremoto no Haiti
Paul R. Carr, Gary W. J. Pluim, Gina Thésée
PDF
A educação matemática e o estado do mundo: desafios
Ubiratan D'Ambrosio
PDF

Espaço Aberto

Carta da Terra, Paris, aprovada em 14 de março de 2000
Carta da Terra
PDF
Declaração Ubuntu sobre Educação, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. Johanesburgo, África do Sul, 4 de setembro de 2002
Declaração Ubuntu
PDF
Declaração da Kari-Oca 2 da Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre Rio+20 e a Mãe Terra, Rio de Janeiro, 18 de junho de 2012
Declaração da Kari-Oca 2
PDF

Resenhas

A temática ciência, tecnologia e sociedade no ensino de engenharia: dificuldades e perspectivas
Cristian Koliver
PDF

Bibliografia comentada

Bibliografia comentada sobre sustentabilidade e educação científica e tecnológica
Bibliografia comentada
PDF

Revista Completa

Revista Completa
 
PDF