v. 22, n. 81 (2009)

Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o foco na interação

DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.22i81

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Apresentação

Apresentação
Beatriz Fontana, Marília dos Santos Lima
PDF

Enfoque - Qual é a questão?

Questões centrais do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras
Beatriz Fontana, Marília dos Santos Lima
PDF

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa no curso de Letras: uma experiência
Douglas Altamiro Consolo, Maisa Jussara Martins, Priscila Petian Anchieta
PDF
A aprendizagem de inglês na escola pública no Brasil e o mito da importância da língua estrangeira
Elisabete Andrade Longaray
PDF
Duas faces do ensino do alemão como língua estrangeira no Brasil
Karen Pupp Spinassé
PDF
Português como língua terceira (L3) ou língua estrangeira (LE) adicional: a voz do aprendiz indicando identidade
Lucia Rottava
PDF
Uma pedra no sapato: o ensino da gramática no curso de espanhol para universitários brasileiros
Terumi Koto Bonnet Villalba
PDF
Identidades subversivas, zonas pedagógicas de segurança e aprendizagem crítica
Athelstan Suresh Canagarajah
PDF
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: levantamento referencial de estudos e pesquisas
Beatriz Fontana, Marília dos Santos Lima, Daniela Norci Schroeder
PDF

Resenhas

Formação continuada: representações e discursos para a construção e desconstrução do papel e da prática docentes
Isis da Costa Pinho
PDF
Discussões teóricas sobre a prática educacional
Patrícia da Silva Campelo Costa
PDF