v. 12, n. 58 (1993)

Currículo: referências e tendências

DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.12i58

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Enfoque - Qual é a questão?

Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar
Teresinha Fróes Burnham
PDF

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
PDF
Refletindo sobre o significado do conhecimento científico
Siomara Borba Leite
PDF
Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo
José Alberto Pedra
PDF
Pensando a escola e o currículo à luz da teoria de J. Habermas
Elizabeth Fernandes de Macedo
PDF
Conhecimento, currículo e ensino: questões e perspectivas
Antonio Flávio Barbosa Moreira
PDF
Currículo, trabalho e construção do conhecimento: percurso dessa temática na revista em aberto na década de 80
Maria Antonieta de Campos Tourinho
PDF
A construção do conhecimento, o currículo e a escola básica
Victoria Maria Brant Ribeiro
PDF
Novas abordagens no campo do currículo
Lucíola Licínio de C. P. Santos
PDF

Espaço Aberto

Epistemologia e ação docente
Fernando Becker
PDF
Menina/mulher: o currículo enquanto travessia social da/na escola
Márcia Souto Maior M. Sá
PDF
Educação ambiental: uma experiência bem sucedida (longe do ideal – perto do exeqüível)
Maria Flávia Guazzinelli
PDF
A produção intelectual brasileira sobre currículo a partir dos anos 80
Rosa Fátima de Souza
PDF
Propostas curriculares dos estados e a avaliação da educação básica
- -----------
PDF

Resenhas

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológica do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 205p
Miguel André Berger
PDF
MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.142p
Ester Maria de Figueredo Souza, Leliana Santos de Souza
PDF