Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Denise Balarine Cavalheiro Leite

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma universidade estadual sobre produção de conhecimento de docentes-pesquisadores, para entender qual o conceito de inovação que sustenta suas práticas. A revisão da literatura levanta noções de inovação de autores nacionais reconhecidos e a metodologia compreende dois movimentos. Na Parte I, são examinados os currículos Lattes de pesquisadores de quatro áreas do conhecimento (educação, linguística, ciências ambientais e genética e melhoramento de plantas), que atuam em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), para a construção dos grafos de sua produção de conhecimento. Na Parte II, constam entrevistas com os docentes-pesquisadores, analisadas com o recurso do software webQDA, enfocando a categoria inovação e produção de conhecimento. Dos resultados emergiram indícios de produção de um conhecimento inovador, dado que se vincula às necessidades das comunidades locais e a elas retorna, com a intencionalidade manifestada pelos docentes de contribuir para a melhoria de vida dos sujeitos e, como consequência, para o desenvolvimento econômico e social. 


Palavras-chave


inovações educacionais; prática de pesquisa; produção do conhecimento; universidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4451

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Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

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