Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias

Sheila Cristina Ribeiro Rego

Resumo


Além de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade.


Palavras-chave


Fotografia; Livro didático; Ensino de Física

Texto completo:

PDF

Referências


APARICI, R.; GARCÍA MATILLA, A.; VALDIVIA SANTIAGO, M. La imagen. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), 1992.

BADZINSKI, C.; HERMEL, E. do E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 434-454, maio/ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2018.

BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003. Seção 1, p. 1. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990 e retificado em 27 set. 1990. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Guia de livros didáticos: PNLD 2012: física: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2011. 90 p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Guia de livros didáticos: PNLD 2015: física. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2014. 108 p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PNLD 2018: física: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2017. 111 p.

CALADO, I. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População. 2008. Disponível em: .

GOUVÊA, G.; OLIVEIRA, C. I. C. Memória e representação: imagens nos livros didáticos de física. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 69-83, nov. 2010. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2018.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007.

OSORIO, R. G. A classificação de cor ou raça do IBGE revisitada. In: PETRUCCELLI, J. L.; SABOIA, A. L. (Org.). Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. p. 83-99.

PETRUCCELLI, J. L.; SABOIA, A. L. (Org.). Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

PIETROCOLA, M. et al. Newton e suas leis. In: PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos: pessoal, social e histórico: movimento, força, astronomia. São Paulo: FTD, 2011a. p. 262-304. v. 1.

PIETROCOLA, M. et al. A natureza da luz. In: PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos: pessoal, social e histórico: eletricidade e magnetismo, ondas eletromagnéticas, radiação e matéria. São Paulo: FTD, 2011b. p. 338-395. v. 3.

PRALON, L. H. Os livros didáticos de ciências dos anos iniciais e sua visualidade: primeiras observações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindoia: Abrapec, 2015. p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2017.

RAMALHO JÚNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os princípios fundamentais da dinâmica. In: RAMALHO JÚNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007a. p.189-223. v. 1.

RAMALHO JÚNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Física Quântica. In: RAMALHO JÚNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007b. p.430-450. v. 3.

REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de física: representação de objetos e ideias. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF), 16., 2016, Natal. Atas do XVI Encontro... Natal: SBF, 2016, p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

REGO, S. C. R. Representação da realidade em imagens de livros didáticos de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia, Anais do X Encontro… Águas de Lindoia, ABRAPEC, 2015, p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

YOUNG, H. D. Leis de Newton do movimento. In: YOUNG, H. D. Física I: mecânica. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. p. 105-134.

YOUNG, H. D. Fótons, elétrons e átomos. In: YOUNG, H. D. Física IV: ótica e física. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009. p. 105-134.




DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

Licença Creative Commons A Em Aberto está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasPublic Knowledge Project
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
LatindexBASE