Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras

Silvana Aparecida Bretas, José Ricardo Carvalho

Resumo


O processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Sergipe, será analisado com base nos relatórios elaborados pelos orientadores de estudos para verificar se a formação continuada transformou o saber alfabetizador dos professores e possibilitou novos processos metodológicos de ensino. Três critérios orientaram a seleção dos relatórios: 1) um município em cada macrorregião; 2) relatórios de 2013, 2014 e 2015; 3) provenientes de escolas públicas municipais e estaduais. Não é possível afirmar que houve uma transformação das práticas de alfabetização na perspectiva do letramento, mas os relatórios revelam as ressignificações que os docentes fazem de suas práticas no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.


Palavras-chave


formação continuada; política pública; alfabetização; letramento; prática educativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3196

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