O Sistema de Avaliação da Educação Básica e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial

Pâmela Felix Freitas, Valéria Siqueira, Ocimar Munhoz Alavarse

Resumo


A análise do levantamento de teses e dissertações que tiveram o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como parte significativa do conteúdo dessas produções, defendidas no período de 2005 a 2015, permitiu identificar que esse Sistema tem se consolidado como uma importante referência para investigações acadêmicas, por meio do emprego de suas proficiências como referencial para o estudo de outras variáveis que podem influir no trabalho escolar, entre outros usos. Procurando alcançar uma cobertura nacional, os procedimentos de busca foram conduzidos no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em portais de universidades, de modo a incluir trabalhos produzidos nas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). 


Palavras-chave


Saeb; teses; dissertações; produção acadêmica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p

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Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

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