O Saeb e a agenda de reformas educacionais: 1995 a 2002

Maria Helena Guimarães de Castro

Resumo


As mudanças e a evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são examinadas no contexto da agenda de reformas educacionais implantadas no período de 1995 a 2002. Na onda de inovação institucional posterior à Constituição de 1988, foram instituídos vários sistemas de informação para apoiar as políticas sociais em âmbito nacional. No caso da educação, os sistemas de informação e avaliação construíram consensos básicos sobre compartilhamento de informações, consistência de dados e padrões estáveis de produção e interpretação de indicadores. Este texto apresenta, inicialmente, uma breve reflexão sobre os antecedentes da construção de uma nova agenda de políticas educacionais na década de 1990. Em seguida, detalha a experiência da constituição dos sistemas de informação e avaliação no âmbito da política educacional. 


Palavras-chave


Saeb; reforma educacional; política educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p

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Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

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