A evolução do Saeb: desafios para o futuro

Alicia Bonamino

Resumo


A análise de documentos oficiais relacionados especificamente aos instrumentos e aos dados contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) teve como objetivo discutir a forma desigual e descontínua com que foram levados em conta os fatores escolares e sociais associados ao desempenho cognitivo dos alunos. Constatou-se que a tendência das avaliações nacionais, como o Saeb, enfatiza excessivamente as medidas cognitivas em detrimento das medidas sociais, escolares e pedagógicas. Esse fato limita as possibilidades de estudos baseados nessas medidas informarem políticas públicas e práticas escolares que têm em seu horizonte o aumento da aprendizagem e da equidade.


Palavras-chave


Saeb; instrumentos contextuais; fatores escolares; fatores socioeconômicos e culturais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p

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Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

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