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Diretrizes para Autores

Diretrizes para Organizadores

Com a finalidade de orientar os colaboradores no encaminhamento de suas propostas, apresentamos as normas que devem ser seguidas e os compromissos envolvidos na produção de um número temático da revista Em Aberto.

1  Estrutura da revista

 

A estrutura da revista compreende cinco seções:

 

Enfoque – Aborda as principais dimensões do tema, sendo o texto condutor da publicação, com cerca de 40 mil caracteres, com os espaços.

 

Pontos de vista – Privilegia as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema e é composta por até oito (8) textos, cada um com extensão entre 20 mil e 30 mil caracteres, com os espaços.

 

Espaço aberto – Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

 

Resenhas – Inclui, pelo menos, a análise crítica de duas obras que discutem aspectos relevantes do tema. Cada resenha pode ter entre 10 mil e 15 mil caracteres, com os espaços.

 

Bibliografia comentada – Apresenta um levantamento bibliográfico com as seguintes características:

a)      cada item com resumo informativo (cf. NBR 6028, da ABNT);

b)      abrangência nacional e internacional;

c)      seletividade, isto é, atem-se às obras representativas, com o objetivo de estimular o leitor interessado no tema.

 

 

2  Requisitos para o Organizador e os Autores

A edição de cada número temático é de responsabilidade de um Organizador, que atuará sob a supervisão do Comitê Editorial da revista Em Aberto. Eventualmente, poderão ser aceitos até dois (2) organizadores por número.

Para tornar-se Organizador, é necessário que o interessado apresente ao Comitê Editorial uma proposta de número temático para avaliação.

O Organizador deverá ter, preferentemente, doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática.

O Organizador e os Autores deverão ter Currículo Lattes atualizado.

A publicação do artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Inep.

 

3  Competências do Comitê Editorial

3.1  Avaliar a proposta apresentada pelo Organizador.

3.2  Estabelecer os prazos para as diversas etapas da edição, inclusive para a produção e a entrega dos textos pelo Organizador.

3.3  Avaliar o conjunto dos artigos e elaborar parecer de aprovação final dos artigos, consolidando os pareceres dos avaliadores ad hoc.

3.4  Supervisionar o desenvolvimento dos trabalhos relacionados com a produção do número temático, podendo requerer informações e apresentar sugestões ao Organizador, visando ao aperfeiçoamento do número.

3.5  Sugerir temas para propostas induzidas.

 

4  Competências do Organizador

4.1  Apresentar proposta para número temático

Em seis (6) páginas no máximo, a proposta deve conter a problematização e a justificativa do tema e indicar autores provenientes de instituições diversas, diferenciados regionalmente (inclusive do exterior) e que possuam competência no tema, observada a diversidade epistemológica do debate. Cada autor deve constar em um artigo.

A proposta deverá, obrigatoriamente, conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais sobre o conteúdo de cada artigo, tais como:

a)      Tipologia – Indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão,  relato de pesquisa, ensaio, etc.).

b)      Objetivo – Apresenta as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado.

c)      Metodologia – Descreve a abordagem teórica e/ou metodológica empregada, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.

d)     Resultados – Refere, sucintamente, as descobertas significativas e importantes da pesquisa.

e)      Conclusão – Apresenta as implicações dos resultados, especialmente como se relacionam aos objetivos do trabalho, e pode incluir recomendações, aplicações, sugestões e avaliações.

Exemplo:

 

Artigo 1 – Educação de Jovens e Adultos no período de 1996 a 2008

[na proposta, o título é provisório, pois o autor ainda não escreveu o artigo e, também por esse motivo, os verbos nos tópicos Conteúdo e Conclusão estão no futuro do presente]

Nome do autor

Titulação (Doutor em Educação pela Universidade Abcd) e URL do Currículo Lattes.

Tipologia– Artigo de revisão.

Metodologia – Levantamento analítico dos programas, projetos e ações do governo federal para identificar o proposto e o efetivado, principalmente no que concerne aos seus impactos nas políticas de EJA municipais e estaduais e na relação com as demandas postas pelo movimento dos fóruns de EJA do Brasil.

Conteúdo – A institucionalização da EJA como modalidade da educação básica pela Lei nº 9394/96 e a tentativa de superação do conceito de suplência pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos no CNE e da Resolução CNE/CEB nº 1/2000 são marcos normativos importantes a serem destacados. Será analisada a lógica de constituição da política de EJA, passando por vários programas  federais, e como evoluiu a gestão dessa modalidade de ensino nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Conclusão – Evidenciará a pressão da sociedade civil pela reconfiguração do campo da EJA na última década e o esforço dos órgãos de governo na tentativa de construir ações mais articuladas na perspectiva de EJA como política pública. Identificará, ainda, fragilidades na construção dessa política que precisam ser superadas pela relação do Estado com a sociedade civil.

4.2  Se aprovada a proposta, o Organizador deve:

4.2.1  Coordenar o trabalho dos autores, orientando-os para que sigam as “Normas para submissão de artigos”.

4.2.2  Cadastrar-se como autor e como avaliador no sítio http://www.emaberto.inep.gov.br

4.2.3  Elaborar o texto para a seção “Enfoque”, estabelecendo as abordagens que o tema suscita e que serão ampliadas pelos autores na seção “Pontos de Vista”.

4.2.4  Efetuar o levantamento dos itens para a seção “Bibliografia Comentada”.

 

5  Competências dos Autores

5.1  Adotar as “Normas para submissão de artigos” e aplicá-las ao seu texto.

5.2  Seguir os prazos para a submissão de artigos, conforme o cronograma elaborado pelo Organizador após a aprovação da proposta pelo Comitê Editorial.

5.3  Cadastrar-se como autor no sítio http://www.emaberto.inep.gov.br – o formulário encontra-se no item “Cadastro”.

5.4  Submeter o seu artigo nesse sítio, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), estabelecendo acesso com o login e a senha definidos no preenchimento do formulário de cadastro como autor.

 

6  Prazos

A edição de um número temático compreenderá cinco meses, no máximo, considerando os prazos para avaliação da proposta e dos artigos, e suas possíveis reformulações e reavaliações, a saber:

6.1  Avaliação da proposta – o Comitê Editorial terá o prazo de 15 dias.

6.2  Encaminhamento dos artigos – se aprovada a proposta, os artigos deverão ser encaminhados em 30 dias, contados a partir da data da aprovação.

6.3  Parecer sobre cada artigo – o avaliador ad hoc emitirá parecer em 20 dias.

6.4  Parecer sobre o conjunto dos artigos – o Comitê analisará os pareceres dos avaliadores ad hoc e emitirá um parecer sobre o conjunto dos artigos em 10 dias.

6.5  Reapresentação da proposta – se a proposta for recusada e houver interesse do Organizador, ela poderá ser reapresentada, devidamente reformulada, em 15 dias, e o Comitê terá 15 dias para reavaliá-la.

6.6  Reformulação de artigos – o Organizador terá 30 dias para reapresentá-los e o Comitê 15 dias para reavaliá-los.

 

7  Endereço Eletrônico para o Envio das Propostas

dired.emaberto@inep.gov.br

 

Normas para Submissão de artigos

Autoria: O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da produção do artigo, recomenda-se mencionar em nota de rodapé o grau de colaboração de cada participante da pesquisa, caracterizando-as como estagiários, auxiliares de pesquisa, bolsistas etc. Cada autor deve constar em um artigo.

Avaliação por pares: A identificação de autoria do artigo deve ser removida assim como deve ser retirado do texto o nome de seu autor, de grupos de pesquisa a que pertença e de instituições às quais esteja vinculado. É preciso também remover o nome do autor se ele constar da nomeação arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo dessa forma o critério de sigilo, para que o texto possa ser submetido à avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/help/view/editorial/topic/000044  

Citações: as citações devem seguir as normas da ABNT: 1) As citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo. 2) As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo. 3) As citações devem vir acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação. 4) A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo. 5) A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido.

Currículo-síntese: devem constar do trabalho informações quanto à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição; áreas de estudos e linha de pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; endereços residencial, profissional e eletrônico completos.

Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

Espaçamento: o artigo deve ser apresentado em espaço simples.

Fonte: utilizar a Times New Roman, em corpo 12 para o texto, em corpo 10 para as citações destacadas e em corpo 8 para as notas de rodapé.

Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

Ilustrações: a revista é impressa em preto e branco e as ilustrações deverão possuir resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas das fontes e de título que permitam compreender o significado dos dados reunidos. Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE.

Ineditismo: adotar as diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (http://cnpq.br/diretrizes/), segundo as quais o “autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho” (item 1); “para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações” (item 7). 

Será considerado plágio todo texto que possuir mais de 30% de semelhança com outro de mesma autoria ou de outros autores, assim, não será publicado pela revista.

Itálico, Negrito: ver Destaques.

Nome dos arquivos: antes do envio dos arquivos, deve-se verificar que o nome não ultrapasse a extensão de 85 caracteres.

Notas de rodapé: devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. Referências bibliográficas não devem constar em notas de rodapé.

Palavras-chave: os artigos devem apresentar, juntamente com o resumo, as palavras-chave referentes ao seu conteúdo, escolhidas em vocabulário controlado: Thesaurus Brasileiro de Educação – disponível em www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus. Artigos aceitos em espanhol e inglês devem ter as palavras-chaves traduzidas para português. Também é desejável que os artigos em espanhol as traduzam para inglês.

Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com a norma da NBR 6.023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quando se tratar de obra consultada online, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessado. Todos os endereços de páginas na Internet (URL) incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar. Se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação. 

Resumos: os artigos deverão ter, obrigatoriamente, resumo informativo no idioma em que forem aceitos (português, espanhol, inglês), com tradução para o português. Também é desejável a tradução do resumo em espanhol para o inglês. O tamanho do resumo é de até 1.500 caracteres com espaço. Tratando-se de relato de pesquisa, deve mencionar: finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

Sigla: o nome por extenso deve anteceder a sigla na primeira vez em que ela for mencionada no texto.

Título: o título dos textos deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para o inglês;

 

Normas para submissão de resenhas:

Em relação aos aspectos formais, as resenhas deverão seguir as mesmas normas indicadas para artigos, observando-se as seguintes especificidades:

a)      apresentar título original em português e sua tradução para o inglês;

b)      possuir extensão máxima de 15 mil caracteres com espaços;

c)      ter no máximo dois autores.

Importante

A exatidão das informações, conceitos e opiniões emitidos é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da editoria da revista.

O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vistas a manter a homogeneidade e a qualidade da revista.

Os autores receberão três exemplares da revista pelo trabalho publicado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Antes do envio, o autor deve verificar se o texto está em conformidade com todos os itens das “Normas para submissão de artigos”. A submissão em desacordo com as normas não será considerada para avaliação. 

  2. Somente será analisada a contribuição original, inédita e que não esteja sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, o autor deve justificar-se em “Comentários ao editor”.

  3. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  5. Declaro que cedo permanentemente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os direitos relativos a:

    • edição, publicação, reprodução e distribuição da obra;
    • veiculação em mídia digital ou eletrônica;
    • tradução da obra para qualquer idioma;
    • atualização, reimpressão, adaptação e compactação da obra;
    • inclusão no ambiente de publicações da página do Inep;
    • divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra;
    • autorização a terceiros para a prática de quaisquer dos atos relacionados nas alíneas antecedentes.

    Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação da obra não viola direitos de terceiros.

    Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.

    Declaro que a elaboração da mencionada obra tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.

     

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.